A abertura do Est鯠Vitralis em Curitiba, foi motivada por uma mudan硠 em sua filosofia de trabalho. Ap㠯s anos de atua磯 na Artesul, dirigindo 120 funcionᲩos, oficina de vitrais, fundi磯 de vidros, mosaicos, serralheria e marcenaria, reuniu ent㯠na Vitralis, uma equipe menor e altamente sintonizada com sua nova proposta. Nela, o processo criativo tem uma continuidade em todas as etapas de execu磯 da obra, pois tendo a participa磯 direta e interferꮣia do artista pode ir al魠 dos limites do projeto.


Paralelamente, uma nova concep磯 de cria磯 foi se consolidando. Uma transforma磯 que vinha maturando hᠴempos, revela-se decisivamente quando, entre os anos de 1990 a 1993, executou o mural de 105 m2 em afresco 젳ecco젩ntitulado 䠉ncarnatus Est�ainel de medita磯 com profundo teor temᴩco - na Igreja Matriz de Rodeio - SC, onde permaneceu durante um ano e meio, morando no noviciado em conv�o com a comunidade franciscana.
(veja mais em LJH)

A experiꮣia com esta obra, foi uma caminhada que lhe abriu um novo universo: a temᴩca passou a ser o elemento prioritᲩo na concep磯 do trabalho. Se at頥nt㯠a est鴩ca e os efeitos visuais norteavam a cria磯, a partir de ent㯠a mensagem - tema - sobressairia, impondo-se no conjunto. Com esta nova vis㯬 a arte sacra passou a ser, e cada vez mais, o seu campo preferencial de atua磯 e de cria磯.

 

"S㯠Francisco e a Ecologia"

Col駩o Bom Jesus - Curitiba - PR

 

Esta postura n㯠o afastou nem o impediu de continuar realizando obras profanas em vitrais e mosaicos, desenvolver trabalhos e pesquisas pessoais em diversas t飮icas art�icas e a realizar obras sacras isoladas sempre que solicitado, como na capela privativa para a sacristia na Bas�ca Nacional de Nsa. Sra. Aparecida.

 

 

 

 

A partir dos trabalhos na Igreja Matriz de Rodeio, que al魠 do afresco, recebeu tamb魠vitrais e mosaicos, as obras sacras de LJH personificam-se pela unidade de todos os elementos art�icos e os de composi磯 em torno do tema.

 

Ainda em Rodeio - SC, elaborou e acompanhou a execu磯 da capela do Eremit鲩o do Beato Eg�o, seguindo a 姲a do Eremit鲩o䥠S㯠Francisco de Assis, trabalhando os projetos em perspectivas a bico de pena, na fachada, portais, paisagismo, interior e objetos art�icos, tudo amarrado pelo cord㯠 temᴩco, no caso, a espiritualidade franciscana.

 

 

No Centro Educacional Menino Jesus, em Florin௬is - SC, duas capelas tiveram a organiza磯 do espa篠sacro a partir da concep磯 temá´©ca, cria磯 e execu磯  art�ica de Lorenz Johannes Heilmair, incluindo projetos t飮icos e orienta磯 aos executores envolvidos nas diversas etapas da constru磯.

  Capela da Fraternidade do

Menino Jesus, no CEMJ

Florian௬is - SC

 

Apoiando-se no Sistema Montessori de ensino, adotado pelo CEMJ, a capela dos estudantes tem o altar e o amb㯠com altura regulᶥl, para que o celebrante tenha a op磯 de sentar-se no ch㯬 em posi磯 de maior proximidade com os alunos. Numa das paredes há µma s鲩e de quadros-mural, nos quais os estudantes interagem com a capela colocando ali os seus trabalhos religiosos. Sem bancos, no piso acarpetado, reunem-se assim todos em torno do altar,  sentados no ch㯬 para que mais descontra�s, sintam-se mais acolhidos.

 

   

 

In岡s obras foram concebidas com este conceito, atendendo com 긩to à³ expectativas e necessidades de seus usuᲩos, tanto na mensagem, transmitida atravé³ dos elementos art�icos, quanto na funcionalidade, obtida atravé³ de um cuidadoso planejamento dos espa篳, prevendo as diversas situaçµ¥s de uso e disciplinando em á²¥as pr಩as os elementos de composi磯, desenvolvidos e projetados de acordo com as caracter�icas do  grupo a que se destina.

 

Lorenz Johannes Heilmair abre-se també­ para trabalhos em conjunto.

 

Foto 01: Capela Franciscana S㯠Jos頭 Rondinha - PR

              Trabalho em conjunto com arquiteto Mauro Antonietto

Foto 02: Capela Centro Mariá°¯lis Ginetta - Vargem Grande Paulista - SP

              Trabalho em conjunto com arquiteta Miriam Reichert

Fotos 03 e 04: Capela Mosteiro do Encontro - Mandirituba - PR

              Trabalho em conjunto com artista plá³´ico Clᵤio Pastro

Foto 05: Capela Provincial - IASCJ - Curitiba - PR

              Trabalho em conjunto com escultor frei Pedro Pinheiro

Foto 06: Capela Casa de Forma磯 - Faz. Esperan硠- Guaratinguetᠭ SP

              Trabalho em conjunto com arq. Maria Let�a Bittencourt C. Carvalho

 

 

 

O livro 庠no ʸtase - Vitrais e Vitralistas no Brasil͊ editado em 1994, com texto de Inᣩo de Loyola Brand㯠e fotografias de Ary Diesendruck, tem um cap�lo inteiro dedicado ࠦam�a Heilmair, que ao lado de outros vitralistas que fizeram a hist⩡ dos vitrais no Brasil, cont魠fotos do Est鯠Vitralis e cita絥s de LJH.


Como artista, Lorenz Johannes Heilmair analisa constante e criticamente suas obras, que diferentemente do autor e seu discurso, perpassam os tempos, cumprindo  sua fun磯 de embelezar e inspirar, provocando interrogaçµ¥s e reflexå³ que transmutam ao olhar, conforme o universo de quem as observa.

A cria磯 deste site foi estimulada em grande parte por esta inquieta磯, que al魠de uma clᳳica apresenta磯 do trabalho, incursiona um pouco mais pelos caminhos da arte de LJH, seus objetivos, questionamentos e limita絥s; sempre sob o foco de sua pr಩a caminhada - no menu secundᲩo e na p᧩na do artista.

 

Em seu ateli꠰articular no litoral de Santa Catarina -BR, retira-se para trabalhar isolado e desfrutar do conv�o com o pai, Lorenz Heilmair.

 

Biografia detalhada

 

©Todas as imagens e textos são de propriedade da Vitralis - Estúdio de Vitrais e Mosaicos.

É estritamente proibida a reprodução, total ou parcial dos conteúdos deste site,
sem prévia autorização por escrito da Vitralis - Estúdio de Vitrais e Mosaicos.